Guidelines ASA e ESAIC

ASA (American Society of Anesthesiologists)

asa2

 

 

 

Sistema de classificação de estado físico ASA

Práticas para o manejo perioperatório de pacientes com dispositivos cardíacos eletrônicos implantáveis

Buscar o manejo adequado e controle contínuo da via aérea, pelos profissionais de saúde, é fundamental para garantir a segurança e proteção dos pacientes. Mas existem situações clínicas onde as características físicas e/ou fisiológicas representam dificuldades e desafios para o controle da via aérea. Podem ocorrer eventos adversos de gravidade elevada relacionados a falha da capacidade de ventilação pulmonar e com a rápida instalação de hipoxia. Na década de 1990, estes eventos foram foco de muita atenção e alguns estudos alertaram que cerca de 72% dos eventos poderiam ter sido evitáveis (Closed Clains Analysis – Anesthesiology 72(5):828-833, May 1990). Como resposta, a American Society of Anesthesiologists (ASA) formou uma força tarefa de especialistas que elaborou e lançou em 1993, o primeiro Practice Guideline for Management of the Difficult Airway. Este documento foi inovador e pioneiro pois além de apresentar definições claras e objetivas de conceitos (definição de Via Aérea Difícil) e cenários clínicos possíveis (Via aérea difícil prevista, Via aérea difícil não prevista, Dificuldade de ventilação e/ou intubação traqueal), também oferecia recomendações e orientações para um atendimento racional e eficiente dos problemas.

Este algoritmo foi revisado e atualizado em 2003 e 2013 onde foram incorporados dispositivos revolucionários como por exemplo: os supraglóticos e os videolaringoscópios. A ASA apresenta a mais nova atualização agora em 2022 e autorizou a SAESP a oferecer uma versão em português aos anestesiologistas brasileiros.

O 2022 American Society of Anesthesiologists Practice Guidelines for Management of the Difficult Airway

Esta atualização mostra como principais novidades:


Um time de especialistas Internacional. Diferentes dos anteriores, esta força tarefa contou com especialista de vários países além dos Estados Unidos, como: Índia, Irlanda, Itália e Suíça. Várias Sociedades internacionais também contribuíram.

Novas recomendações para administração de oxigênio suplementar antes, durante e após a manipulação da via aérea.

Discute alternativas para ventilação invasiva e não invasiva nos cenários de via aérea difícil.

Enfatiza a importância de ficar atento a passagem do tempo durante as manobras e de minimizar o número de tentativas com diferentes equipamentos ou técnicas.

Discute de forma mais robusta as recomendações para a extubação traqueal e do manejo da via aérea pediátrica.

Apresenta novos infográficos que podem ser uteis para consultas rápidas e como painéis de orientação.

Os algoritmos e guias para controle da via aérea se mostraram, ao longo do tempo, extremamente importantes porque chamaram a atenção da comunidade médica para os desafios e dificuldades relacionados ao manejo adequado da ventilação e oxigenação dos pacientes, eles mudaram positivamente a prática dos anestesiologistas por todo o mundo, contribuindo para aumento da segurança dos pacientes e diminuição dos desfechos desfavoráveis.

Dr. Maurício Malito

Este material pode ser baixado gratuitamente pelo link a seguir.

2022-American-Society-of-Anesthesiologists-Practice-Guidelines-for-Management-of-the-Difficult-Airway-Portuguese.pdf (saesp.org.br)

 

Orientação Baseada em Consenso pela Sociedade Americana de Anestesiologistas (ASA) sobre o Manejo Pré-Operatório de Pacientes (Adultos e Crianças) em Uso de Agonistas do Receptor do Peptídeo-1 Semelhante ao Glucagon (GLP-1)

Girish P. Joshi, M.B.B.S., M.D., Basem B. Abdelmalak, M.D., Wade A. Weigel, M.D., Sulpicio G. Soriano, M.D., Monica W. Harbell, M.D., Catherine I. Kuo, M.D., Paul A. Stricker, M.D., Karen B. Domino, M.D., M.P.H., American Society of Anesthesiologists (ASA) Task Force on Preoperative Fasting

 

Os agonistas do receptor do peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP-1) são aprovados pela Food and Drug Administration (Administração de Alimentos e Medicamentos) para o tratamento do diabetes mellitus tipo 2 e redução do risco cardiovascular neste coorte (ver tabela).¹ Além disso, os agonistas do receptor de GLP-1 também são usados para perda de peso. Várias entidades recomendaram suspender esses medicamentos no dia anterior ou no dia do procedimento. ²?7 Para pacientes em dosagem semanal, recomenda-se suspender a dose por uma semana.8

Os agonistas do GLP-1 estão associados a efeitos gastrointestinais adversos, como náuseas, vômitos e retardo no esvaziamento gástrico (ver tabela). Os efeitos sobre o esvaziamento gástrico são relatados como reduzidos com o uso a longo prazo.?-¹° Isso é mais provável por meio de taquifilaxia rápida no nível de estímulo do nervo vago.¹¹ Com base em relatos anedóticos recentes, há preocupações de que o esvaziamento gástrico tardio dos agonistas do GLP-1 possa aumentar o risco de regurgitação e aspiração pulmonar do conteúdo gástrico durante a anestesia geral e a sedação profunda.¹²-¹4 A presença de sintomas gastrointestinais adversos (náuseas, vômitos, dispepsia, distensão abdominal) em pacientes que tomam agonistas de GLP-1 são preditivos de aumento do conteúdo gástrico residual.

O uso de agonistas de GLP-1 em pediatria tem sido relatado principalmente para o tratamento de diabetes mellitus tipo 2 e obesidade. A literatura publicada sobre agonistas de GLP-1 em pediatria é predominantemente de pacientes pediátricos de 10 a 18 anos de idade; as preocupações são semelhantes às relatadas em adultos. Durante a condução da anestesia geral/sedação profunda, as crianças em uso de agonistas de GLP-1 têm eventos adversos gastrointestinais semelhantes às taxas dos adultos.

A Força-Tarefa da Sociedade Americana de Anestesiologistas (ASA) sobre Jejum Pré- operatório revisou a literatura disponível sobre agonistas de GLP-1 e efeitos adversos gastrointestinais associados, incluindo as consequências do esvaziamento gástrico tardio. As evidências para fornecer orientação para o manejo pré-operatório desses medicamentos para prevenir a regurgitação e a aspiração pulmonar do conteúdo gástrico são escassas, limitadas apenas a vários relatos de casos. No entanto, dadas as preocupações do esvaziamento gástrico tardio induzido por agonistas de GLP-1 e o alto risco associado de regurgitação e aspiração do conteúdo gástrico, a força-tarefa sugere o seguinte para procedimentos eletivos. Para pacientes que necessitam de procedimentos urgentes ou emergentes, proceda e trate o paciente como "estômago cheio" e administre de acordo.

Para pacientes agendados para procedimentos eletivos, considere o seguinte: Dia(s) Antes do Procedimento:

  • Para pacientes em dosagem diária, considere suspender o uso dos agonistas de GLP-1 no dia do procedimento/cirurgia. Para pacientes em dosagem semanal, considere suspender o uso dos agonistas de GLP-1 uma semana antes do procedimento/cirurgia
  • Esta sugestão é independente da indicação (diabetes mellitus tipo 2 ou perda de peso), dose ou tipo de procedimento/cirurgia.
  • Se os agonistas de GLP-1 prescritos para o controle do diabetes forem suspensos por mais tempo do que o cronograma de dosagem, considere consultar um endocrinologista para fazer a ponte entre a terapia antidiabética para evitar hiperglicemia.

 

Dia do Procedimento:

  • Se houver sintomas gastrointestinais (GI), como náuseas/vômitos/vômitos graves, inchaço abdominal ou dor abdominal, considere adiar o procedimento eletivo e discuta as preocupações sobre o risco potencial de regurgitação e aspiração pulmonar do conteúdo gástrico com o cirurgião e o paciente.
  • Se o paciente não tiver sintomas gastrointestinais e os agonistas do GLP-1 tiverem sido suspensos conforme recomendado, proceda como de costume.
  • Se o paciente não tiver sintomas gastrointestinais, mas os agonistas do GLP-1 não tiverem sido suspensos conforme recomendado, prossiga com as precauções de "estômago cheio" ou considere avaliar o volume gástrico por ultrassom, se possível e se for proficiente com a técnica. Se o estômago estiver vazio, proceda como de costume. Se o estômago estiver cheio ou se o ultrassom gástrico for inconclusivo ou não for possível, considere adiar o procedimento ou tratar o paciente como "estômago cheio" e administre de acordo. Discutir as preocupações de risco potencial de regurgitação e aspiração pulmonar do conteúdo gástrico com o cirurgião e o paciente.
  • Não há evidências que sugiram a duração ideal do jejum para pacientes em uso de agonistas de GLP-1. Portanto, até que tenhamos evidências adequadas, sugerimos seguir as diretrizes de jejum atuais da ASA.

 

Referências

 

  1. Kelsey MD, Nelson AJ, Green JB, Granger CB, Peterson ED, McGuire DK, Pagidipati NJ. Guidelines for cardiovascular risk reduction in patients with type 2 diabetes: JACC guideline comparison. J Am Coll Cardiol 2022; 79: 1849-57.

  2. Crowley K, O’Scanaill P, Hermanides J, Buggy DJ. Current practice in the perioperative management of patients with diabetes mellitus: a narrative review. Br J Anaesth 2023 (epub) S0007-0912(23)00128-9.

  3. American Diabetes Association Professional Practice Committee. 16. Diabetes care in the hospital: Standards of Medical Care in Diabetes—2022. Diabetes Care 2022; 45 (Suppl 1): S244–S253.

  4. American Diabetes Association. 9. Pharmacologic Approaches to Glycemic Treatment: Standards of Medical Care in Diabetes-2022. Diabetes Care. 2022; 45 (Suppl 1): S125-43

  5. Grant B, Chowdhury TA. New guidance on the perioperative management of diabetes. Clin Med (Lond). 2022; 22 (1): 41-4.

  6. Academy of Medical Royal Colleges. Guideline for perioperative care for people with diabetes mellitus undergoing elective and emergency surgery. London, England: Centre for Perioperative Care (CPOC); March 2021.

  7. Barker P, Creasey PE, Dhatariya K, et al. Perioperative management of the surgical patient with diabetes 2015. Anaesthesia 2015;70:1427-1440. Correction- Anaesthesia 2019;7 4:810.

  8. Pfeifer KJ, Selzer A, Mendez CE, et al. Preoperative management of endocrine, hormonal, and urologic medications: Society for Perioperative Assessment and Quality Improvement (SPAQI) Consensus Statement. Mayo Clin Proc 2021; 96: 1655-69.

  9. Friedrichsen M, Breitschaft A, Tadayon S, Wizert A, Skovgaard D: The effect of semaglutide 2.4 mg once weekly on energy intake, appetite, control of eating, and gastric emptying in adults with obesity. Diabetes Ones Metab 2021; 23: 754-62.

  10. Hjerpsted JB, Flint A, Brooks A, Axelsen MB, Kvist T, Blundell J: Semaglutide improves postprandial glucose and lipid metabolism, and delays ?rst-hour gastric emptying in subjects with obesity. Diabetes Obes Metab 2018; 20: 610-9.

  11. Nauck MA, Kemmeries G, Holst JJ, Meier JJ. Rapid tachyphylaxis of the glucagon-like peptide 1-induced deceleration of gastric emptying in humans. Diabetes 2011; 60: 1561-5.

  12. Silveira SQ, da Silva LM, Abib ACV, et al. Relationship between perioperative semaglutide use and residual gastric content: A retrospective analysis of patients undergoing elective upper endoscopy. J Clin Anesth. 2023; 87: 111091.

  13. Kobori T, Onishi Y, Yoshida Y, et al. Association of glucagon-like peptide-1 receptor agonist treatment with gastric residue in an esophagogastroduodenoscopy. J Diabetes Investig. 2023; 14: 767-73.

  14. Klein SR, Hobai IA. Semaglutide, delayed gastric emptying, and intraoperative pulmonary aspiration: A case report. Can J Anesth. 2023. DOI: 10.1007/s12630-023-02440-3.

  15. American Society of Anesthesiologists Committee. Practice guidelines for preoperative fasting and the use of pharmacologic agents to reduce the risk of pulmonary aspiration: Application to healthy patients undergoing elective procedures. An updated report by the American Society of Anesthesiologists task force on preoperative fasting and the use of pharmacologic agents to reduce the risk of pulmonary aspiration. Anesthesiology 2017; 126:376-93.

  16. Joshi GP, Abdelmalak BB, Weigel WA, et al. 2023 American Society of Anesthesiologists practice guidelines for preoperative fasting: clear liquids containing carbohydrates with or without protein, chewing gum, and pediatric fasting durations: A modular update of the 2017 American Society of Anesthesiologists Practice Guidelines for Preoperative Fasting. Anesthesiology 2023; 138:132-5

 

Resumo dos Agonistas do Receptor do Peptídeo-1 semelhante ao Glucagon para Adultos*
Clique na tabela para vê-la ampliada.
tabela

*GLP-1 RAs compartilham o mesmo mecanismo de ação subjacente, mas diferem em termos de formulações, administração, dispositivos de injeção e dosagens.

Abreviações: ER= liberação prolongada; IR= liberação imediata; OAD= medicamentos anti- hiperglicêmicos orais; SQ=subcutâneo; T2D= diabetes tipo 2; IMC= índice de massa corporal.

 

Última atualização por: Deanna Marchetti

Data da última atualização: 29 de junho de 2023

 

 

ESAIC (European Society of Anaesthesiology and Intensive Care)

esaic

 

 

 

 

 

Sedação e Analgesia em procedimentos em adultos

Profilaxia perioperatória do tromboembolismo venoso

Tromboembolismo Venoso em Cirurgia cardiovascular e torácica

Neurocirurgia

Cirurgia em idosos

Cirurgia ambulatorial e cirurgia fast-track

Cirurgia durante a gravidez e no puerpério

Cirurgia no paciente obeso

Whatsapp