Centro de Simulação SAESP

Centro de Simulação SAESP

O Centro de Simulação SAESP é equipado com todos os recursos necessários para a realização de atividades teórico-práticas, com foco no treinamento e aprimoramento das habilidades técnicas dos participantes, por meio de aulas expositivas, simulações e discussão de casos. O Centro de Simulação dispõe atualmente de um amplo portfólio de atividades educacionais, que permitem ao associado uma educação continuada nas mais variadas áreas de atuação da anestesia.

Leia mais

Em breve, o Centro de Simulação da SAESP vai mudar para um novo espaço, no mesmo prédio. O centro vai ocupar todo o 4o andar do Edifício Maestro, uma área de cerca de 220 metros quadrados. A presidente da Sociedade (2020/2021), Dra. Rita Rodrigues, e o primeiro secretário (2020/2021), Dr. Guilherme Barros assinaram no dia 7 de fevereiro o contrato de compra do imóvel, o que representou um investimento de R$ 2,2 milhões.
“Estamos dobrando o espaço do Centro de Simulação visando oferecer maior conforto, melhor qualidade e, nos tempos atuais, que exigem distanciamento entre as pessoas, maior segurança para os instrutores e participantes dos nossos cursos”, destaca a Dra. Rita.
Desde a sua inauguração em 2017, o Centro de Simulação ocupa metade do 12º andar do prédio. Pioneiro, o espaço recria um ambiente de sala cirúrgica e permite, com o uso de manequins, não só aprender e treinar práticas assistenciais, mas também adquirir habilidades não técnicas para atuar em situações inesperadas com rapidez e segurança.
A expansão já estava no radar da atual diretoria (2020/2021), explica Dra. RIta, para prover melhor acolhimento de alunos e instrutores, abrigar maior espaço para a guarda criteriosa dos equipamentos e até aumento do número de salas.

Dra. Rita Rodrigues, presidente da SAESP (2020/2021) e o primeiro secretário (2020/2021), Dr. Guilherme Barros, assinaram no dia 7 de fevereiro o contrato de compra do imóvel
A SAESP contratou a assessoria de uma empresa especializada, para estudo de mercado para assegurar o melhor investimento. “Essa aquisição foi um processo feito com muita responsabilidade, bem analisado e fundamentado. Fizemos a aquisição num momento de baixa no mercado imobiliário, em que os preços caem, e ainda conseguimos negociar um preço de 15% a 20% menor do que o metro quadrado na região”, explica Dra. Rita.
Além de oferecer maior conforto aos participantes dos cursos, a ampliação do Centro de Simulação permitirá adquirir outros equipamentos para a criação de novos cursos. Haverá ainda espaço mais adequado para acondicionar melhor os equipamentos e manequins usados nos treinamentos.
Outro ponto destacado pela Dra. Rita é que o Centro de Simulação, agora próprio, poderá ser locado para empresas interessadas em fazer treinamentos para suas equipes durante a semana, já que os cursos da SAESP ocorrem apenas nos fins de semana. “O contrato de aluguel proibia a sublocação. Agora como proprietários, poderemos alugar o espaço e teremos mais uma fonte de renda para a sociedade.”
Antes da mudança, o 4o andar será totalmente reformado e será feita a interligação das quatro salas. A expectativa é que o Centro de Simulação passe a funcionar no novo espaço a partir de 2023.

 

CURSOS EM DESTAQUE

LOGO Intervenção em dor

 

O Workshop de Intervenção em Dor tem como foco o controle de dor crônica e suas consequências. Utilizando técnicas intervencionistas, usualmente guiadas por ultrassonografia, este curso abordará o gerenciamento da dor crônica com ênfase em bloqueios regionais específicos e diferentes dos bloqueios normalmente realizados durante anestesia regional. Será um workshop prático. 

 

saaped
O curso de Suporte Avançado em Anestesia Pediátrica (SAAPed) tem como objetivo o treinamento e a capacitação de médicos anestesiologistas frente a situações de crise que ocorrem no cenário da anestesia de pacientes pediátricos. Para isso, contamos com diversos recursos e métodos de ensino, que incluem aulas teóricas online e presenciais, treinamentos práticos por meio de workshops e simulações realísticas, todos ministrados por anestesiologistas experientes em anestesia pediátrica e com prática nos métodos de ensino para adultos.

Por meio do curso SAAPed, o anestesiologista terá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em temas delicados da anestesia pediátrica, aprimorando suas habilidades técnicas e comportamentais por meio de treinamentos práticos, ajudando no diagnóstico precoce e tratamento das situações de crise e melhorando, assim, a segurança e a qualidade na abordagem clínica dos pacientes pediátricos.

 

 

 

sava

 

O curso SAVA (Suporte Avançado de Vida em Anestesia) é um curso teórico-prático da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) com duração de 18 horas e que tem por objetivo o treinamento do médico em formação ou formado em anestesiologia para atuação no campo das emergências em anestesia.

O curso é amplo e aborda temas como Suporte Básico de Vida, Suporte Avançado de Vida e Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) relacionados à anestesia. Como grande diferencial deste workshop apresenta-se o foco nos algoritmos de RCP em populações especiais, como gestantes e pacientes pediátricos, além de discussões sobre complicações comuns em anestesia como arritmias, choque, intoxicação por anestésico local, hipertermia maligna, anafilaxia, entre outros.

O Centro de Simulação SAESP é habilitado oficialmente para treinamento e realização do curso SAVA e possui estrutura completa para o aprendizado do anestesiologista. Além disso, nossos instrutores são altamente qualificados e são referência no assunto. A SAESP recebe alunos de todo o Brasil para realizar o SAVA em um dos centros mais bem equipados do país.

Este curso é essencial para todos os médicos anestesiologistas. Todo profissional deve estar habilitado para atuar em situações de urgência e emergência. O anestesista é o profissional que lida, com regular frequência, com estas situações e precisa estar capacitado para prover o melhor atendimento e salvar vidas.

 

Galeria de Fotos

 



















Whatsapp