Notícias SAESP

Ter uma alimentação saudável é simples e mais fácil do que você imagina

Covid

17/06/2023

Cada vez mais a comunidade médica está preocupada em conscientizar seus pacientes em relação a hábitos de vida mais saudáveis, aliada com a vontade dos próprios pacientes de mudar alguns hábitos e de ter mais qualidade de vida. Contudo, sabemos que a mudança pode não ser simples e nem rápida, uma vez que necessita de comprometimento e tempo. 

A doutora Gislaine Ozório, coordenadora do Serviço de Nutrição do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), conhece bem as dificuldades dos pacientes e nos dá algumas dicas para começarmos a mudar alguns hábitos e para tornar o processo mais tranquilo. 

SAESP: Qual é a melhor maneira de inserir uma dieta saudável em um cotidiano "desgastante"?

Dra. Ozório: A falta de tempo é um problema mundial e o segredo para conseguir conciliar as diversas atividades do dia a dia, com um estilo de vida mais saudável, é o planejamento. No início pode consumir mais tempo, porém, em poucos dias ou semanas, você vai perceber que esse planejamento será algo automático e não impactará na sua rotina quando for pensar na lista de compras ou no cardápio do jantar da família, por exemplo.

SAESP: Não tenho tempo para cozinhar. Qual a melhor estratégia?

Dra. Ozório: Cozinhar todo dia é realmente desafiador. Algumas preparações levam bastante tempo e podem desmotivar quem está começando a mudar os hábitos. Para esse problema, existe uma solução: congelar os alimentos, como carne, frango, feijão, sopas e polpas de fruta. A perda de nutrientes é pequena, e isso evitará que você coma um alimento processado ou ultraprocessado por falta de tempo para se preparar.

Separe 2 horas do seu fim de semana, ou de uma folga, para deixar as refeições prontas e congeladas para os outros dias. Dessa forma, você economiza tempo, dinheiro e evita o desperdício de alimentos.  Se você mora sozinho, comprar refeições congeladas prontas é ainda mais tentador, só é importante ter um cuidado especial: sempre leia a lista de ingredientes e opte pelos congelados sem adição de conservantes e outros aditivos industriais.  

SAESP: Quais são as melhores estratégias para controlar desejos alimentares e evitar a tentação de comer em excesso?

Dra. Ozório: Coloque na sua lista de compras alimentos frescos e ingredientes saudáveis para abastecer a geladeira e os armários: frutas, vegetais, carnes, ovos, cereais integrais, feijão, temperos frescos e desidratados, sementes e castanhas. Evite ter à sua disposição alimentos calóricos e ultraprocessados. 

SAESP: Quais são os alimentos indispensáveis que ajudam no bom funcionamento do corpo e auxiliam na melhor performance no trabalho?

Dra. Ozório: Na prática, você precisará apenas priorizar alimentos mais naturais, nutritivos e saudáveis. A alimentação tem impacto direto na nossa performance cognitiva, alguns alimentos podem atrapalhar nosso foco e desempenho profissional e, por isso, devem ser evitados.

Alimentos muito gordurosos ou comida em excesso, por exemplo, podem causar indisposição durante o dia de trabalho e fazer com que o rendimento diminua. Alimentos açucarados, com alto índice glicêmico, ou seja, os carboidratos simples irão atrapalhar nosso desempenho e também podem aumentar a fadiga e causar falta de energia e disposição, uma vez que são pobres em nutrientes e fibras e causam um pico de glicose no organismo. 

SAESP: Quais são suas sugestões de snacks práticos para o intervalo das refeições durante o dia?

Dra. Ozório: Mix de castanhas, frutas secas e desidratadas, barrinhas de cereais naturais feitas em casa, são perfeitas para serem consumidas durante o dia.

Fonte:

Whatsapp