Notícias SAESP

SAESP inova na integração com o interior do estado e no apoio à formação do especialista

Entrevista

05/02/2023

A Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (SAESP) completa 54 anos em 2023 e a atual gestão (2022-2024), “veio com o propósito de aumentar o intercâmbio entre as regiões do estado, trazendo melhor formação e informação ao anestesiologista paulista”, diz Dr. Felipe Souza Thyrso de Lara, atual vice-presidente da SAESP e responsável pela Residência Médica do CET-SBA da Santa Casa de Santos. 

Questionado sobre a importância de alcançar esse objetivo, o anestesiologista diz que “a SAESP é a maior regional da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e representa grande parte dos Centros de Ensino e Treinamento em Anestesiologia (CET-SBA) bem como das Residências Médicas vinculadas à Comissão Nacional de Residência Médica (RM-MEC) do país”. Isso significa que muitos dos novos profissionais especializados são preparados para o mercado de trabalho com apoio da Sociedade. 

Portanto, “é responsabilidade da SAESP fornecer suporte para a formação de excelência do anestesiologista, e esse conhecimento deve ser disseminado por todo o território que compreende o Estado de São Paulo”, explica Dr. Thyrso. 

Ao longo de sua história, a SAESP cumpre seu propósito de fomentar a excelência na prática da anestesia e suas áreas afins. “A grande oportunidade que temos é de aproximar as diferentes regiões do Estado com suas características peculiares e, muitas vezes, complementares, à necessidade de integração entre o interior e a capital, fomentando o papel da SAESP na construção de uma realidade melhor e mais segura para a população”, afirma. 


Na prática

A diretoria da SAESP tem planos importantes para este ano de 2022 e para os próximos, incluindo as Rodadas de Anestesiologia do Interior do Estado de São Paulo (RAIESP), em que os profissionais podem ampliar o conhecimento por meio de aulas e workshops, além de aproveitar a oportunidade de networking para estreitar laços com os demais profissionais da região. “Em 2022 as RAIESP foram programadas para ocorrerem em Araraquara, Mogi das Cruzes, Barretos e Santos”, conta o médico. 

Além disso, “os secretários regionais da SAESP estão em comunicação direta com a sede na capital e participando de todas as reuniões de diretoria, sempre trazendo as realidades e demandas regionais” afirma Dr. Felipe Thyrso. 

Quando questionado sobre os impactos diretos dessas ações para o associado, ele explica que “os atos da SAESP visam contribuir na formação e representatividade do seu sócio na Sociedade como um todo”. Logo, a presença da Sociedade capilarizada e levando conhecimento do mais alto nível para todo estado, traz qualificação e certificação para o anestesiologista em seu trabalho incessante na busca pela segurança e qualidade na assistência em saúde”, finaliza.

Fonte:

Whatsapp