SAESP & ESA




O Congresso anual da Sociedade Européia de Anestesia, Euroanesthesia 2017, aconteceu entre os dias 03 e 05 de junho em Genebra na Suíça e reuniu 5.200 congressistas.
O Brasil esteve presente em grande número com a quinta maior delegação de países fora da Europa atrás apenas da Austrália, China, EUA e Japão. A SAESP foi representada pelo seu presidente Dr. Marcelo Luis Abramides Torres, pela diretora de relações internacionais Dra. Claudia Marquez Simões, pelo vice-diretor cientifico Dr. Luiz Fernando dos Reis Falcão e pelo gerente administrativo da SAESP André S. M. B. Maciel.
Dando continuidade aos acordos de cooperação firmados tanto com a ESA – European Society of Anesthesiology quanto com a ASA – American Society of Anesthesiologists tivemos reuniões com ambas as entidades durante o evento e continuamos a trazer benefícios destes acordos para nossos associados.
Com a ASA, a SAESP firmou um acordo e iremos traduzir o “ASA Brain Health Iniciative Video” que em breve estará disponível aos nossos associados.
Já com a ESA foi aprovada a tradução da versão eletrônica do Manual de crises em anestesia que também estará em breve, disponível na nossa área restrita do site e estamos em negociação para que o EDAIC parte II seja realizado em São Paulo em 2018.
Também como é de costume a SAESP esteve representada no jantar do presidente da ESA, pelo presidente Dr. Marcelo e pela diretora Dra. Claudia; e representada também no almoço dos executivos das Sociedades pelo seu gerente administrativo André, onde executivos de todo o mundo, entre outros, ESA, ASA, PGA/NY, Sociedade Japonesa, Sociedade Inglesa, Sociedade Italiana, puderam trocar experiências e oportunidades sobre os desafios de cada país.
Ainda dentro das atividades do congresso, a SAESP marcou presença com seus associados integrando a sessão nomeada Brazilian Meeting, com a aula da Dra. Claudia Marquez Simões, sobre avaliação das vias aéreas e seus potenciais problemas. Tivemos também o painel ESA-SBA com as aulas do Dr. Enis Donizetti Silva, ex-presidente da SAESP, sobre monitorização hemodinâmica no paciente de alto risco e a aula do Dr. Eduardo Giroud Joaquim sobre benefícios do controle da normotermia.
As possibilidades de cooperação estão ampliando-se, e em breve mais novidades chegarão aos associados SAESP.
Aguardem!